Cultura País sociedade

Angola, e sua identidade

    Angola é um país pluri-étnico e multicultural, sendo composto por três grande grupos étnicos: os Ovimbundos os Kimbundos e os Bakongos. Existem, mas em menor número, outros grupos étnicos como os Lunda Cokwe, Gangela, Nhaneca-humbe, Ovambo, Herero e Bosquímanos.

  Os Bosquímanos foram os primeiros povos a residirem em Angola. Este povo é o único que pertence ao grupo “não bantu”, enquanto todos os outros povos, referidos anteriormente, pertencem ao grupo Bantu.
O facto mais “engraçado” deste país é que, todos estes grupos, utilizam um idioma diferente.
 

  Angola tem como língua oficial o Português (o português europeu e africano, não o português do Brasil), no entanto, tem entre 20 a 60 línguas nacionais/tradicionais.

OVIMBUNDOS

Os Ovimbundu (singular: Ocimbundu; adjectivo: Umbundu), em português chamados ovimbundos (forma híbrida que expressa duplamente o plural, pela combinação do prefixo da língua umbundo “ovi” com o sufixo português “-s”)  

são uma etnia bantu de Angola. Eles constituem 37% da população do país e falam o umbundo. Os seus subgrupos mais importantes são os Mbalundu (“Bailundos”), os Wambo (Huambo), os Bieno, os Sele, os Ndulu, os Sambo e os Kakonda (Caconda).

Descendentes de populações bantu que chegaram à região no início do 2º milénio, os Ovimbundu ocupam hoje o planalto central de Angola e a faixa costeira adjacente, uma região que compreende as províncias do HuamboBié e Benguela.

CONGOS/BAKONGOS

Congos ou bacongo(em quicongoBakongo) é um grupo étnico banto que vive numa larga faixa ao longo da costa atlântica de África, desde o Sul do Gabão até às províncias angolanas do Zaire e do Uíge, passando pela República do Congo, pelo enclave de Cabinda e pela República Democrática do Congo. Em Angola são o terceiro maior grupo étnico.

Os Bacongo, cuja língua é o quicongo, ocupavam o vale do rio Congo em meados do século XIII e formaram o Reino do Congo, que, até à chegada dos portugueses, no fim do século XV, era forte e unificado. Sua capital, Mabanza Congo, ficava na atual província angolana do Zaire.

MBUNDU

Os Mbundu  Ambundu ou ambundos são um grupo étnicobantu que vive em Angola, na região que se estende da capitalLuanda para Leste. A sua língua é o Kimbundu ou quimbundo. Os Ambundu são o segundo maior grupo étnico angolano, representado cerca da quarta parte da população do país. Os seus subgrupos mais importantes são os Luanda (ou Muxilwanda( Besangana), os Ambundu em sentido restrito, os Kissama (Quissama), os Hungo, os Libolo, os Kibala (Quibala), os Ngola, os Bângala (ou Imbangala), os Songo, os Chinje e os Minungo.

Os Ambundu, cuja língua é o kimbundu, habitavam na faixa de terra entre dois importantes rios da região: o Kwanza, Bengo e a Baixa de Kassange. Formaram dois importantes reinos pré-colonial Africano,sendo eles o Reino do Ndongo e Reino da Matamba.

Os Ambundu são o povo dominante na região da capital angolana, mais precisamente nas províncias do BengoKwanza NorteMalange , Kwanza Sul e uma pequena parte do Uíge .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: